O Em Busca do Código é um projeto independente, contém noticias e um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD), totalmente aberta e gratuita. Além de nosso canal no YouTube.
Publicado dia 03 de abril de 2018.
Compre um adesivo do Em Busca do Código.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Se você já conhece a Em Busca do Código, você já deve conhecer o Elementary OS, é a distribuição Linux que utilizo faz um tempinho aí, mas por ser a primeira vez que cito a System76 preciso explicar que empresa é essa.
A System76 é a empresa por trás do Pop!_OS, distro baseada em Ubuntu, mas antes de ter seu próprio sistema operacional, a System76 vende notebooks e PCs, antes de ter seu próprio S.O. seus computadores vinham com Ubuntu.
Mas voltando a essa "união" dessas duas empresas, em meados de 2017, quatro dos responsáveis pelo desenvolvimento do elementary OS passaram uma semana nos escritórios da System76, e o motivo disso foi o desenvolvimento de um novo instalador.
Até o lançamento das próximas versões de suas distribuições, as duas empresas utilizavam o Ubiquity, que é o instalador padrão do Ubuntu, e de suas distros derivadas. E em seu artigo sobre o novo instalador, o Daniel Foré, fundador da Elementary diz que, o Ubiquity avançou bastante mas seu código front-end desenvolvido em Python é grande e confuso, o que dificulta até mesmo simples alterações.
Publicidade
Citei o termo front-end né, por isso vou citar outra informação extremamente importante sobre este novo instalador de distribuições Linux. O front-end está sendo desenvolvido pela elementary, e o back-end pela System76.
O desejo de ter um novo instalador para o Elementary OS vem de anos, e o trabalho com relação as especificações desse novo instalador também vem de anos e, não foi somente o Ubiquity utilizado como parâmetro para a criação desse novo instalador.
No artigo original do Daniel Foré são citados, além do Ubiquity que é o instalador do Ubuntu, o Anaconda que é o instalador da Red Hat e Fedora e o Calamares do Manjaro e Arch Linux. Outros instaladores também foram experimentados, pesquisados e também tiveram suas vantagens e desvantagens exploradas, mas no final todos foram considerados desatualizados.
Publicidade
Pelo que entendi o Distinst é desenvolvido em Rust e Vala. A linguagem Rust é utilizada pela Mozilla e Dropbox e une a sintaxe de linguagens de alto-nível ao controle e performance de linguagens de baixo nível. Já a linguagem Vala é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Fundação GNOME e posso dizer que é a linguagem oficial para se criar aplicações para o Elementary OS.
O Distinst fornece uma API Rust, C e Vala para examinar as informações de disco e partição, bem como a capacidade de criar e manipular partições, ele foi construído especificamente para ser usado na construção de instaladores de distribuição Linux, para que os instaladores gastem mais tempo melhorando sua UI e menos tempo se preocupando com alguns dos detalhes de implementação mais complicados, como gerenciamento de partição e criptografia.
Só explicando para quem não sabe, o termo UI significa User Interface, seria a parte ”visível” do projeto ou sistema em qual o usuário interage.
Com o front desenvolvido pela elementary e o back-end desenvolvido pela System76 é de se esperar um instalador simples de usar e ao mesmo tempo extremamente eficaz e estável.
O Elementary Os 5.0 Juno pode não vir com o Distinst, mesmo o lançamento sendo previsto para abril (esse mês), isso porque o pessoal da elementary pode querer adicionar algo a mais, antes de inseri-lo em sua versão estável.
Para maiores informações você pode consultar o primeiro link das fontes, este primeiro link é o artigo original, nas fontes você também confere algumas informações complementares do que citei aqui.
Fonte:
Meet the Upcoming InstallerSe estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.